Encontra-se aberto, até ao dia 12 de junho, o período para a submissão de propostas para a apresentação de artigos na conferência “Intercultural Education on the Move: Facing Old and New Challenges”, que irá decorrer online nos dias 1 e 2 de outubro de 2022. Esta conferência irá reunir investigadores, académicos e profissionais para discutir, partilhar e refletir acerca dos múltiplos desafios enfrentados pelos educadores a nível global.
Saiba mais sobre esta conferência aqui. Submissão de artigos aqui.
O terceiro International Forum on Migration Statistics (IFMS 2023) decorre de 24 a 26 de janeiro de 2023, em Santiago, Chile (em formato híbrido), sendo organizado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, pela OCDE e pela Organização Internacional para as Migrações.
Apesar do reforço dos apelos à melhoria dos dados sobre as migrações que permitam a formulação de políticas públicas baseadas em evidências e um discurso público informado, em muitos países os dados básicos acerca dos stocks, dos fluxos e das características dos migrantes internacionais, bem como acerca das causas e dos impactos da migração internacional, permanecem escassos ou o seu potencial não é completamente utilizado. Esta conferência irá oferecer uma oportunidade para discutir formas de melhorar a recolha, análise e a utilização de dados sobre migrações a nível mundial e de preencher lacunas nestes dados, informando melhor a definição de políticas.
A chamada para a apresentação de artigos e de sessões paralelas neste fórum encontra-se a decorrer até 28 de maio de 2022, estando aberta à apresentação de propostas que se enquadrem em seis temas principais: 1. Fortalecer os dados sobre migrações para a revisão e follow-up de acordos globais; 2. Novas abordagens, metodologias e inovações nos dados sobre migrações; 3. Fortalecer os dados sobre os migrantes em situações vulneráveis; 4. Impactos da pandemia Covid-19 nos dados sobre os migrantes e as migrações; 5. Fortalecer as capacidades e o financiamento estatístico; 6. Comunicação e visualização de dados e opinião pública.
A Comissão Científica deste evento integra a colaboração da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira.
Mais informações aqui.
A rede CHERN (China in Europe Research Network) tem aberta até ao dia 20 de abril uma chamada para candidaturas a duas missões científicas de curta duração (Scoping Study Short Term Scientific Missions), destinada a estudantes de doutoramento ou investigadores em início de carreira que queiram estudar o investimento imobiliário chinês. Umas das missões será acolhida pela investigadora Sofia Gaspar (ISCTE-IUL), focando-se em Lisboa e Barcelona, e a outra missão pela investigadora Elia Apostolopoulou (Universidade de Cambridge), focando-se em Atenas e Budapeste.
As atividades de investigação deverão decorrer ao longo de um período de dois meses no fim da primavera ou no verão de 2022, incluindo cerca de 3 semanas de investigação e reuniões presenciais. Os candidatos selecionados terão um apoio de até 4.000€ para despesas.
Realiza-se entre os dias 21 e 23 de julho de 2022, o I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Académica Brasileira, que irá decorrer em Guimarães, com possibilidade de participação presencial ou virtual.
O objetivo deste congresso é promover um espaço de difusão de conhecimento e de troca de saberes e experiências que contribuam para aprofundar a reflexão científica e crítica sobre o tema da diáspora académica brasileira. O evento irá contar com a presença de especialistas de várias instituições do Brasil e do Mundo, que irão debater as questões dos migrantes, das migrações, das diversidades culturais, das relações interculturais e ainda da cultura e mediações culturais, através de múltiplas perspetivas e abordagens.
A Comissão Organizadora deste evento conta com a participação de Victor Barros, da Universidade do Minho, e de Jorge Malheiros, da Universidade de Lisboa, tendo também a colaboração da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, no Comité Temático sobre “Empreendedorismo Brasileiro no Exterior”.
O período de submissão de trabalhos para apresentação na conferência decorre até 20 de maio.
Procurando contribuir para uma reflexão global acerca de uma agenda transformadora para a igualdade, a diversidade e a inclusão, a Organização Internacional do Trabalho está a convidar investigadores académicos, profissionais e ativistas de todo o mundo a partilhar o seu conhecimento e recomendações sobre como eliminar a discriminação racial no trabalho. Procuram-se trabalhos que explorem as diferentes facetas da discriminação racial e das desigualdades enfrentadas por quem é afetado, incluindo a economia informal, a utilização de dados quantitativos e/ou qualitativos, e a apresentação de estratégias inovadoras, de experiências práticas e de recomendações sobre como eliminar a discriminação racial no mundo do trabalho.
Os artigos devem ser submetidos através do email EndRacialDiscrimination@ilo.org, em inglês, francês ou espanhol, até 1 de julho de 2022. Os 20 trabalhos selecionados receberão um prémio de 500 dólares e serão apresentados num simpósio online.
Saiba mais aqui.
No âmbito do VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, que se realiza em Évora de 6 a 9 de setembro, encontra-se aberta uma chamada de comunicações para o painel “Lifestyle Migration: Mobilidades privilegiadas e mudança urbana nas cidades portuguesas”. As mobilidades privilegiadas (turistas, lifestyle migrants, estudantes internacionais, digital nomads) são um fator central para compreender a transformação urbana das cidades portuguesas antes e depois da pandemia. Este painel procurará analisar os regimes de mobilidade contemporâneos, com foco na produção de intersecções e continuidades entre populações, processos e espaços móveis.
As propostas de comunicação podem ser submetidas até 18 de março de 2022. Mais detalhes sobre este painel aqui e instruções para o envio de propostas aqui.
A rede académica STS-MIGTEC tem aberta uma call para candidaturas ao workshop de escrita para publicação “Encounters between Science and Technology Studies & Border and Migration Studies”, que irá decorrer em Atenas de 19 a 21 de maio. Este workshp pretende promover um encontro entre os campos dos estudos migratórios e das fronteiras e do estudo da tecnologia a partir da perspetiva das humanidades e das ciências sociais. O workshop procura apoiar a preparação de artigos científicos para publicação, destinando-se a participantes que tenham trabalhos em progresso nas áreas temáticas abrangidas. O programa do workshop inclui sessões de apresentação de trabalhos pelos participantes e palestras de académicos proeminentes nas áreas de estudo abordadas.
As candidaturas devem ser submetidas através do envio de CV e rascunho inicial do artigo para os emails migtec.website@gmail.com e tympas@phs.uoa.gr, até 15 de março de 2022.
Decorre até ao dia 31 de março de 2022 o período para apresentação de propostas para workshops, artigos individuais ou posters para a Conferência Internacional Metropolis 2022, que irá decorrer em Berlim de 4 a 9 de setembro, com o tema “Changing Migration, Migration in Change”. Procuram-se trabalhos em todas as áreas relacionadas com migração, mobilidade e respetiva governança em várias partes do mundo, integração, inclusão e diversidade populacional. São especialmente bem vindas propostas centradas nos temas da conferência – 1) O impacto da COVID-19 nas migrações e na mobilidade; 2) Os desenvolvimentos tecnológicos e o futuro do trabalho; 3) As alterações climáticas e o impacto nas migrações; 4) Condições para migrações justas – assim como trabalhos que abordem as migrações, a integração, a inclusão e a diversidade a partir de uma perspetiva comparativa e interdisciplinar.
No âmbito do 11.º Congresso Ibérico de Estudos Africanos, que irá decorrer em Lisboa de 6 a 8 de julho de 2022, sob o tema “Trânsitos africanos no mundo global: histórias e memórias, heranças e inovações”, está aberta uma chamada para comunicações para o painel “Interethnic couples and multicultural families”. Este painel irá centrar-se nas relações afetivas de casal inter-raciais (casamento, coabitação, namoro), procurando compreender como os conceitos de etnicidade, raça e racismo se entrelaçam com a conjugalidade e a família.
As propostas de comunicação podem ser submetidas em português, inglês, espanhol e francês, até ao dia 13 de fevereiro de 2022, através deste endereço.
Poderá consultar mais detalhes sobre este painel aqui.
A revista Cadernos EBAPE.BR tem aberta até 30 de abril de 2022 uma chamada para trabalhos com enfoque na relação entre trabalho, migrações e mobilidade, bem como na situação atual dos países de língua portuguesa. Sabendo que as mobilidades contemporâneas assumem contornos cada vez mais complexos e que vários temas inovadores emergiram na última década, esta chamada de trabalhos procura abranger os seguintes temas: - Mercado de trabalho, segmentação e precarização; - Gig economy e nomadismo digital; - Género e interseccionalidade nos estudos migratórios; - Migração de retorno; - Conflitos, guerras civis e desestruturação do mercado de trabalho; - Alterações climáticas e novos movimentos de trabalho; - Deslocamentos internos; - Análise de políticas migratórias nos países da lusofonia e geografia do trabalho.
Os resumos expandidos podem ser remetidos até 30 de abril de 2022 e os artigos completos até 30 de setembro de 2022.
由……支持 Liferay