• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dados Estatísticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Referências Bibliográficas
  • Eventos

Oportunidades para Investigadores

  • <h4>Bolsa Pós-Doc para projeto AspirE - Decision making of Aspiring (Re)Migrants to/within the EU</h4>

    Bolsa Pós-Doc para projeto AspirE - Decision making of Aspiring (Re)Migrants to/within the EU

     
    O CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa abriu uma Bolsa de Investigação pós-doc para integrar o projeto AspirE - Decision making of Aspiring (Re)Migrants to/within the EU: The case of labour market-leading migrations from Asia, financiado pela Comissão Europeia. 
     
    A Bolsa destina-se a doutorados na área das Ciências Sociais e com experiência de investigação em políticas migratórias. As candidaturas estão abertas até 23 de dezembro e toda a informação está disponível em https://cies.iscte.pt/np4EN/3603.html. 
     
    O projeto AspirE analisa o processo de decisão de potenciais migrantes do Este e Sudeste Asiático para países da União Europeia (entre eles Portugal). Procura-se conhecer o processo decisório individual que leva (ou não) à migração e perceber de que forma as políticas de mobilidade influenciam esta decisão.
     
    O CIES – ISCTE integra o consórcio de 13 entidades (seis europeias e sete asiáticas) responsáveis pelo projeto AspirE.
     
    December 2022
  • <h4>Chamada para contribuições: Identifying and Mitigating Bias in Migration Research (workshop)</h4>

    Chamada para contribuições: Identifying and Mitigating Bias in Migration Research (workshop)

    A comissão permanente Meth@Mig (Methodological Approaches and Tools in Migration Research) da rede IMISCOE tem aberto um convite para a participação de investigadores de qualquer orientação metodológica num workshop sobre a identificação e mitigação de enviesamentos nos estudos migratórios. Este workshop irá decorrer em Córdoba, no Instituto de Estudios Sociales Avanzados (IESA), nos dias 30 e 31 de março de 2023.

    A observação não enviesada constitui uma das ambições de base da investigação científica. Este desafio é respondido de diferentes formas por diferentes abordagens metodológicas, mas todas elas procuram evitar representações erróneas, ou pelo menos avaliar e reduzir o seu impacto. No entanto, este é um objetivo difícil de alcançar, mesmo nas ciências naturais, em que os dados recolhidos são influenciados pelos procedimentos de observação. Nas ciências sociais, as metodologias quantitativas procuram minimizar as diferentes formas de enviesamento de medida, enquanto as abordagens qualitativas ponderam o impacto das posições e da subjetividade dos investigadores.

    Os investigadores na área das migrações enfrentam desafios adicionais neste aspeto. As populações migrantes encontram-se muitas vezes dispersas, são difíceis de localizar e potencialmente relutantes em participar; as diferenças linguísticas e culturais colocam obstáculos adicionais. Assim, os dados administrativos encontram-se muitas vezes incompletos ou mesmo incorretos, os inquéritos aos migrantes estão tipicamente sujeitos a enviesamentos de cobertura, amostragem e resposta, e os estudos qualitativos correm o risco de ser influenciados pela seleção da amostra, falhas de comunicação e informação não partilhada.

    Este workshop será um fórum para os académicos apresentarem e discutirem procedimentos e salvaguardas que ajudam a reconhecer e/ou reduzir o enviesamento nos estudos migratórios. Procuram-se contributos de qualquer escola ou abordagem metodológica, sendo no entanto requerido um foco metodológico claro.

    Os interessados deverão enviar um resumo da sua proposta de contribuição (máximo de 300 palavras) para o email methatmig@gmail.com até 15 de dezembro de 2022, indicando no assunto “Córdoba workshop”.

    Saiba mais aqui.

    November 2022
  • <h4>Chamada para artigos: Direitos Humanos e Humanitarismo em tempo de conflito armado na Ucrânia</h4>

    Chamada para artigos: Direitos Humanos e Humanitarismo em tempo de conflito armado na Ucrânia

    A Revista População e Sociedade tem aberta uma chamada para artigos para o dossier temático “Direitos Humanos e Humanitarismo em tempo de conflito armado na Ucrânia: Mudanças e Continuidades”, que integrará o n.º 39 da revista.

    A crise internacional despoletada pelo conflito armado e pela ocupação da Ucrânia sucede e amplifica crises precedentes, apresentando, contudo, especificidades inéditas no panorama atual das crises. Para além de criar a maior deslocação forçada de pessoas desde a Segunda Guerra Mundial, abalou as fundações do edifício normativo internacional partilhado pelos países desde a criação da Organização das Nações Unidas e tem sido igualmente o catalisador de uma onda de solidariedade europeia sem precedentes nos últimos anos. 

    Este número visa apresentar uma série de perspetivas gerais e específicas sobre esta crise internacional, questionando-se sobre a sua origem e natureza e, em particular, sobre a resposta dada pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia.

    O prazo para envio das propostas de artigo decorre até ao dia 31 de dezembro de 2022.

    Mais informações aqui.

    October 2022
  • <h4>Chamada para XII Congresso de Sociologia: Migrações, Etnicidade e Racismo</h4>

    Chamada para XII Congresso de Sociologia: Migrações, Etnicidade e Racismo

    No âmbito do XII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia, que se realiza de 4 a 6 de abril de 2023 na Universidade de Coimbra, encontra-se aberta uma chamada para propostas de comunicações, posters ou documentos visuais enquadrados no tema “Migrações, Etnicidade e Racismo”.

    As migrações, enquanto fenómeno social, continuam a assumir um lugar central na opinião pública e no debate político. Em diversos contextos esta centralidade é amparada por um discurso empiricamente pouco sustentado e assente na manipulação de apelos emotivos e no questionamento do conhecimento arrolado pela sociologia (e por outras ciências sociais). A sociologia, e em particular a sociologia das migrações, tem procurado desconstruir este ‘discurso das aparências’ através da análise científica da realidade migratória, das suas causas e das suas consequências. A dissonância entre o afirmado pela politização das migrações, sobretudo nas suas modalidades de retóricas populistas e anti-imigração, e a realidade cientificamente observada e analisada concita à reflexão cada vez mais aprofundada onde a sociologia assume um papel central.

    Sob o tema do congresso “Sociedades polarizadas? Desafios para a sociologia” apela-se ao envio de comunicações que analisem, a partir de uma perspetiva sociológica, os seguintes eixos temáticos:
    - Migrações internacionais contemporâneas
    - Migrações de (e para) a União Europeia
    - Emigração e imigração em Portugal
    - Novos fluxos migratórios
    - Migrações e interseccionalidade
    - Refugiados
    - Migrações, media e opinião pública
    - Migrações e politização da imigração
    - Migrações ambientalmente induzidas
    - Migrações privilegiadas
    - Migrações e espaço digital
    - Integração social e cidadania
    - Etnicidade(s) e identidade(s)
    - Transnacionalismo
    - Xenofobia e racismo(s)

    Serão particularmente consideradas as comunicações que apresentem e discutam sociologicamente dados empíricos recentes, quer quantitativos, quer qualitativos. Os resumos das comunicações poderão ser tanto do âmbito académico (investigação básica/pura ou aplicada) como do âmbito não académico (investigação aplicada, investigação-ação).

    O prazo limite de envio das propostas é 7 de novembro de 2022.

    Mais informações aqui.

    October 2022
  • <h4>Bolsa de Doutoramento: Migração europeia e políticas de fronteira (KU Leuven)</h4>

    Bolsa de Doutoramento: Migração europeia e políticas de fronteira (KU Leuven)

    A Universidade Católica de Leuven (KU Leuven) está a aceitar candidaturas para uma bolsa de início de doutoramento, enquadrada num grupo de investigação focado nas migrações europeias e nas políticas de fronteira, e em particular na proteção de refugiados e migrantes vulneráveis no cruzamento de diferentes tipos de fronteiras europeias. O projeto irá estudar diferentes regimes de fronteira dentro e fora da Europa, o modo como os migrantes vulneráveis são tratados, e a relação com diversos mecanismos de inclusão e exclusão. 

    Procuram-se candidatos com mestrado em ciências sociais e/ou humanidades e com interesse e experiência de investigação em migrações e políticas de fronteira, que tenham desenvolvido ou se encontrem a desenvolver uma proposta preliminar de doutoramento. A bolsa terá uma duração de um ano, com início a 1 de janeiro de 2023 e possibilidade de prorrogação por mais um ano. O candidato terá apoio para o desenvolvimento do seu projeto de investigação e para a candidatura a financiamento para a continuação do projeto. 

    O prazo de candidatura decorre até 13 de outubro de 2022.

    Mais informações aqui.

    September 2022
  • <h4>Call for papers: VI Congresso Português de Demografia</h4>

    Call for papers: VI Congresso Português de Demografia

    Encontra-se a decorrer, até ao dia 3 de julho, a chamada para apresentação de comunicações ou posters no VI Congresso Português de Demografia, que se realiza em Lisboa, nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, sob o tema “(In)sustentabilidade demográfica”, organizado pela Associação Portuguesa de Demografia em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/ULisboa) e o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).

    Este congresso pretende ser um momento de questionamento útil sobre a (in)sustentabilidade demográfica, organizando-se em torno de grandes temas: 
    1. Demografia, política e perspetivas internacionais 
    2. Fecundidade, famílias e conjugalidades 
    3. Mortalidade, Saúde e Epidemiologia 
    4. Migrações internacionais 
    5. População, habitação e desigualdades 
    6. Envelhecimento e longevidade 
    7. Demografia, economia e políticas públicas 
    8. Mobilidades e territórios 
    9. Demografia e ambiente 


    São aceites Comunicações em português, castelhano, francês ou inglês. A submissão de propostas deverá ser realizada no site da Associação Portuguesa de Demografia.

    July 2022
  • <h4>Call for papers: Intercultural Education on the Move (conferência)</h4>

    Call for papers: Intercultural Education on the Move (conferência)

    Encontra-se aberto, até ao dia 12 de junho, o período para a submissão de propostas para a apresentação de artigos na conferência “Intercultural Education on the Move: Facing Old and New Challenges”, que irá decorrer online nos dias 1 e 2 de outubro de 2022. Esta conferência irá reunir investigadores, académicos e profissionais para discutir, partilhar e refletir acerca dos múltiplos desafios enfrentados pelos educadores a nível global. 

    Saiba mais sobre esta conferência aqui. Submissão de artigos aqui.

    April 2022
  • <h4>Chamada para artigos: International Forum on Migration Statistics</h4>

    Chamada para artigos: International Forum on Migration Statistics

    O terceiro International Forum on Migration Statistics (IFMS 2023) decorre de 24 a 26 de janeiro de 2023, em Santiago, Chile (em formato híbrido), sendo organizado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, pela OCDE e pela Organização Internacional para as Migrações. 

    Apesar do reforço dos apelos à melhoria dos dados sobre as migrações que permitam a formulação de políticas públicas baseadas em evidências e um discurso público informado, em muitos países os dados básicos acerca dos stocks, dos fluxos e das características dos migrantes internacionais, bem como acerca das causas e dos impactos da migração internacional, permanecem escassos ou o seu potencial não é completamente utilizado. Esta conferência irá oferecer uma oportunidade para discutir formas de melhorar a recolha, análise e a utilização de dados sobre migrações a nível mundial e de preencher lacunas nestes dados, informando melhor a definição de políticas.

    A chamada para a apresentação de artigos e de sessões paralelas neste fórum encontra-se a decorrer até 28 de maio de 2022, estando aberta à apresentação de propostas que se enquadrem em seis temas principais:
    1. Fortalecer os dados sobre migrações para a revisão e follow-up de acordos globais;
    2. Novas abordagens, metodologias e inovações nos dados sobre migrações;
    3. Fortalecer os dados sobre os migrantes em situações vulneráveis;
    4. Impactos da pandemia Covid-19 nos dados sobre os migrantes e as migrações;
    5. Fortalecer as capacidades e o financiamento estatístico;
    6. Comunicação e visualização de dados e opinião pública.

    A Comissão Científica deste evento integra a colaboração da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira.

    Mais informações aqui.

    April 2022
  • <h4>Chamada para candidaturas: Chinese Urban Real Estate Investment in Europe (missão científica de curta duração)</h4>

    Chamada para candidaturas: Chinese Urban Real Estate Investment in Europe (missão científica de curta duração)

    A rede CHERN (China in Europe Research Network) tem aberta até ao dia 20 de abril uma chamada para candidaturas a duas missões científicas de curta duração (Scoping Study Short Term Scientific Missions), destinada a estudantes de doutoramento ou investigadores em início de carreira que queiram estudar o investimento imobiliário chinês. Umas das missões será acolhida pela investigadora Sofia Gaspar (ISCTE-IUL), focando-se em Lisboa e Barcelona, e a outra missão pela investigadora Elia Apostolopoulou (Universidade de Cambridge), focando-se em Atenas e Budapeste.

    As atividades de investigação deverão decorrer ao longo de um período de dois meses no fim da primavera ou no verão de 2022, incluindo cerca de 3 semanas de investigação e reuniões presenciais. Os candidatos selecionados terão um apoio de até 4.000€ para despesas.

    Mais informações aqui.

    April 2022
  • <h4>Chamada para trabalhos: Congresso internacional sobre migração e diáspora académica brasileira</h4>

    Chamada para trabalhos: Congresso internacional sobre migração e diáspora académica brasileira

    Realiza-se entre os dias 21 e 23 de julho de 2022, o I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Académica Brasileira, que irá decorrer em Guimarães, com possibilidade de participação presencial ou virtual.

    O objetivo deste congresso é promover um espaço de difusão de conhecimento e de troca de saberes e experiências que contribuam para aprofundar a reflexão científica e crítica sobre o tema da diáspora académica brasileira. O evento irá contar com a presença de especialistas de várias instituições do Brasil e do Mundo, que irão debater as questões dos migrantes, das migrações, das diversidades culturais, das relações interculturais e ainda da cultura e mediações culturais, através de múltiplas perspetivas e abordagens.

    A Comissão Organizadora deste evento conta com a participação de Victor Barros, da Universidade do Minho, e de Jorge Malheiros, da Universidade de Lisboa, tendo também a colaboração da Diretora do  Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, no Comité Temático sobre “Empreendedorismo Brasileiro no Exterior”.

    O período de submissão de trabalhos para apresentação na conferência decorre até 20 de maio.

    Mais informações aqui.

    March 2022
  • 上一个
  • 下一个

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

social-networks

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      由……支持 Liferay