O próximo “Encontro sobre Experiências Migratórias” organizado pelo CIES- ISCTE decorre no dia 30 de março (16h30) em formato híbrido e terá como tema “Migrações, Diversidades e Desigualdades na Reforma”.
Este encontro terá como ponto de partida o livro “Migration, Diversity and Inequality in Later Life. Ageing at a Crossroads”, da autoria da investigadora Dora Sampaio (Universidade de Utrecht).
A apresentação do livro é o pretexto para uma conversa alargada sobre questões relacionadas com envelhecimento demográfico e dinâmicas migratórias com enfoque no conhecimento atual e oportunidades futuras.
A discussão contará com a participação da Professora Maria Lucinda Fonseca (IGOT-CEG-UL) e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e será moderada pela investigadora Liliana Azevedo (CIES-Iscte).
O livro apresenta um estudo comparativo sobre a diversidade de experiências de vida e envelhecimento de três grupos de migrantes mais velhos – emigrantes açorianos que regressaram ao arquipélago, imigrantes de estilo de vida e imigrantes laborais a envelhecer nos Açores. Com base em entrevistas em profundidade e trabalho etnográfico, e em diálogo com debates científicos em torno do nexo envelhecimento e migrações, o livro explora as motivações, experiências e aspirações futuras de diferentes grupos de migrantes mais velhos, unidos no desejo comum de viver uma ‘boa vida’, mas com recursos desiguais para poder alcançá-lo.
A sessão decorre no Auditório Caiano Pereira (ISCTE) e em formato online na plataforma Zoom.