Andrea Rea, Alessandro Mazzola, Marco Martiniello, Bart Meuleman
Référence Editions de l'Université de Bruxelles, Bruxelles
Publication Publié, 2019
A questão dos refugiados tem ocupado o palco de todos os debates políticos na Europa desde 2015. A partir do “longo verão da migração”, verificou-se uma polarização de opiniões e atitudes, por parte dos cidadãos e cidadãs europeias em relação aos refugiados e requerentes de asilo. Existe uma divergência entre hospitalidade e hostilidade, que também se tornou evidente nas reacções políticas.
O foco deste livro está nessa polarização das opiniões, nas atitudes, representações, práticas positivas e negativas, bem como nas interacções a nível local, entre a maioria dessa população e os refugiados e requerentes de asilo no contexto da crise de acolhimento de 2015 – 2018.
Este livro tem três objectivos: Primeiramente, pretende analisar a opinião pública através duma perspectiva da União Europeia. Em segundo lugar, explica a polarização dessa opinião pública, concentrando-se na mobilização pró e anti-migrantes. O terceiro objectivo, é entender as próprias percepções dos refugiados e dos requerentes de asilo sobre os países receptores e seus sistemas de acolhimento. Essas questões são especificamente debatidos no caso Belga.
O livro representa a principal produção do projecto de pesquisa intitulado “Opinião pública, mobilizações e políticas relativas a requerentes de asilo e refugiados em tempos anti-imigrantes (Europa e Bélgica)”, apoiadas pelo Gabinete de Política Científica da Bélgica (BELSPO / BRAIN-be).
Saiba mais aqui.