• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dados Estatísticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Referências Bibliográficas
  • Eventos

Artigos e Revistas

  • Refugee-entrepreneurship: a social capital perspective

    Refugee-entrepreneurship: a social capital perspective

    Rima M. Bizri

    Entrepreneurship & Regional Development. An International Journal, vol. 29, n.º 9-10 (2017), pp. 847-868.

    Este artigo teve por objetivo identificar características das startups empresariais protagonizadas por refugiados que as distingam dos demais empreendimentos de imigrantes. Com base num estudo de caso assente em análise documental e entrevistas, foram identificados cinco atributos que correspondem às três dimensões teorizadas para o capital social. O estudo tem pois a pretensão de ilustrar como o capital social é utilizado pelos empresários refugiados para maximizar as oportunidades que se lhes oferecem nas nações de acolhimento.

    Saiba mais aqui.
  • Mixed Embeddedness and Migrant Entrepreneurship: Hints on Past and Future Directions

    Mixed Embeddedness and Migrant Entrepreneurship: Hints on Past and Future Directions

    Eduardo Barberis e Giacomo Solano

    2018, In Sociologica, 12(2), 1-22

    O avolumar do empreendedorismo migrante – no sentido de atividades de negócio protagonizadas por imigrantes nos países de acolhimento – tem sido alvo de um corpus substantivo de pesquisas académicas. No estudo deste fenómeno, o modelo de incorporação mista (mixed embeddedness) tem vindo a ganhar atenção ao longo dos anos. Após quase vinte anos do desenvolvimento desse modelo (1999-2018), este artigo examina esta abordagem e destaca as suas contribuições para o campo de estudo do empreendedorismo imigrante. Os autores identificam três correntes de pesquisa principais nas quais a abordagem da incorporação mista tem sido aplicada e pode ainda ser mais desenvolvida em relação ao empreendedorismo migrante: 1) a dimensão espacial da incorporação dos empreendedores migrantes; 2) a superdiversidade; e 3) o transnacionalismo. Nas conclusões, tendo em conta os outros contributos apresentados no simpósio que deu origem ao número temático, os autores enfatizam a importância de se alargar a perspetiva através da exploração de outros domínios nos quais a incorporação mista possa ser aplicada no campo do empreendedorismo migrante.

    Entre os trabalhos destacados na bibliografia dos últimos vinte anos, os autores incluem o modelo de estratégias empresariais de imigrantes desenvolvido por Catarina Oliveira e a sua discussão em torno da diversidade de estratégias empresariais que emerge do encastramento misto (Oliveira, 2007).

    Saiba mais sobre este artigo de Barberis e Solano aqui.

    ver mais
  • The Refugee Reception Crisis in Europe. Polarized Opinions and Mobilizations

    The Refugee Reception Crisis in Europe. Polarized Opinions and Mobilizations

    Andrea Rea, Alessandro Mazzola, Marco Martiniello, Bart Meuleman

    Référence Editions de l'Université de Bruxelles, Bruxelles

    Publication Publié, 2019

    A questão dos refugiados tem ocupado o palco de todos os debates políticos na Europa desde 2015. A partir do “longo verão da migração”, verificou-se uma polarização de opiniões e atitudes, por parte dos cidadãos e cidadãs europeias em relação aos refugiados e requerentes de asilo. Existe uma divergência entre hospitalidade e hostilidade, que também se tornou evidente nas reacções políticas.

    O foco deste livro está nessa polarização das opiniões, nas atitudes, representações, práticas positivas e negativas, bem como nas interacções a nível local, entre a maioria dessa população e os refugiados e requerentes de asilo no contexto da crise de acolhimento de 2015 – 2018.

    Este livro tem três objectivos: Primeiramente, pretende analisar a opinião pública através duma perspectiva da União Europeia. Em segundo lugar, explica a polarização dessa opinião pública, concentrando-se na mobilização pró e anti-migrantes. O terceiro objectivo, é entender as próprias percepções dos refugiados e dos requerentes de asilo sobre os países receptores e seus sistemas de acolhimento. Essas questões são especificamente debatidos no caso Belga.

    O livro representa a principal produção do projecto de pesquisa intitulado “Opinião pública, mobilizações e políticas relativas a requerentes de asilo e refugiados em tempos anti-imigrantes (Europa e Bélgica)”, apoiadas pelo Gabinete de Política Científica da Bélgica (BELSPO / BRAIN-be).

    Saiba mais aqui.

    ver mais
  • Reconfiguración de áreas rurales y explotación de mano de obra inmigrante: el caso de Odemira, Portugal

    Reconfiguración de áreas rurales y explotación de mano de obra inmigrante: el caso de Odemira, Portugal

    Sónia Pereira, Luís Moreno, Ana Estevens, Alina Esteves e Jorge Malheiros

    2018

    in Estudios Migratórios Latinoamericanos, 30 (81), 227-250.

    O município de Odemira tem assistido a mudanças profundas com o crescimento da agricultura intensiva, nomeadamente as estufas, bem como, com o investimento estrangeiro orientado para as exportações. Tais mudanças levaram ao crescimento da população migrante de origens muito diversas (asiáticos, africanos subsaarianos, europeus). Este artigo pretende analisar o processo de incorporação dos migrantes no mercado de trabalho local/regional e os impactos de um regime de trabalho agrícola, baseado na flexibilidade, nos baixos salários e na sazonalidade do município odemirense.

    A presente equipa de investigação elaborou, no município de Odemira, o estudo #62 do OM (Esteves et al., 2017). Consultável aqui.

    Saiba mais aqui.

    ver mais
  • La Superdiversidad Migratoria En El Medio Rural: Odemira, Alentejo, Un Estudio De Caso

    La Superdiversidad Migratoria En El Medio Rural: Odemira, Alentejo, Un Estudio De Caso

    Obdulia Taboadela, María Maril e Carmen Lamela

    Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia, vol. 53 n.º 107 (2018).

    O município de Odemira serve de base a um estudo de caso sobre a superdiversidade migratória em meio rural. O fenómeno é contextualizado no âmbito das tendências migratórias associadas à crise económica global e da chamada lifestyle migration, turismo alternativo e de natureza, e os enclaves agrícolas globais.

    Saiba mais aqui.

  • Education: needs, rights and access in displacement

    Education: needs, rights and access in displacement

    Forced Migration Review 60, março de 2019

     

    Considerando a educação como um dos aspectos mais importantes das nossas vidas e como tal vital para o nosso desenvolvimento, a nossa compreensão e a nossa realização pessoal e profissional ao longo da vida, este volume é inteiramente dedicado ao tema, destacando que milhões de jovens deslocados perdem meses ou anos de educação, e isso é prejudicial para os próprios e suas famílias, bem como as suas sociedades, a curto e a longo prazo. Esta edição da FMR inclui 29 artigos sobre educação e dois artigos "gerais". Revista disponível aqui.

  • Building alliances for the global governance of migration and health

    Building alliances for the global governance of migration and health

    Jo Vearey, Miriam Orcutt, Larry Gostin, Christy Adeola Braham, Patrick Duigan

    16 Setembro, 2019

    No presente artigo os autores argumentam que a health governance desempenha um papel importante ao lidar com a migração global. A health governance constitui pois um aspeto fundamental a considerar na gestão das migrações internacionais.

    Saiba mais aqui.

  • Fertility, Migration and Acculturation (FEMINA): a research protocol for studying intersectional sexual and reproductive health inequalities

    Fertility, Migration and Acculturation (FEMINA): a research protocol for studying intersectional sexual and reproductive health inequalities

    Violeta Alarcão, Miodraga Stefanovska-Petkovska, Ana Virgolino, Osvaldo Santos, Sofia Ribeiro, Andreia Costa, Paulo Nogueira, Patrícia M. Pascoal, Sónia Pintassilgo e Fernando Luís Machado

    Setembro, 2019

    Neste artigo, os autores identificam a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR), nomeadamente sobre as desigualdades com foco nas questões da inter-relação entre migrações e género. A FEMINA (FErtility, MIgratioN and Acculturation) tem como objetivo investigar as desigualdades interseccionais de SRH entre imigrantes cabo-verdianos e famílias nativas portuguesas e como elas afetam a fertilidade em Portugal. Os objetivos delineados são: 1) identificar determinantes sociais da SSR entre imigrantes cabo-verdianos e homens e mulheres nativos portugueses em idade reprodutiva; 2) compreender a diversidade de experiências e expectativas sexuais e reprodutivas de homens e mulheres imigrantes cabo-verdianos e portugueses em idade reprodutiva, considerando as singularidades de sua dinâmica migratória, social e familiar; e 3) produzir recomendações de política. Saiba mais aqui.

    ver mais
  • Dissecting global air traffic data to discern different types and trends of transnational human mobility

    Dissecting global air traffic data to discern different types and trends of transnational human mobility

    Lorenzo Gabrielli, Emanuel Deutschmann, Fabrizio Natale, Ettore Recchi e Michele Vespe, Agosto de 2019

    Estudo, baseado num conjunto de dados sobre o tráfego mensal de passageiros aéreos entre 239 países em todo o mundo, de 2010 a 2018, com o objetivo de aprofundar (a) as tendências de mobilidade ao longo do tempo e (b) os tipos de mobilidade. O resultado é uma classificação de tendências e tipos de mobilidade transnacional. Saiba mais aqui.

  • REMHU n.º 56:

    REMHU n.º 56: " Migrantes africanos en América Latina: (in)movilidades y haciendo-lugar", Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Agosto, 2019

    A Revista REMHU, n.º 56, contem um dossier temático sobre "Migrantes africanos en América Latina: (in)movilidades y haciendo-lugar". O editorial  é da autoria de Roberto Marinucci e o dossier conta com artigos das investigadoras Nanneke Winters e Franziska Reiffen da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (Alemanha). Com abordagens antropológicas, sociológicas, geográficos, políticas e demográficas os artigos debruçam-se sobre os migrantes africanos na América latina. Todos os artigos estão disponíveis aqui.

  • 上一个
  • 下一个

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

social-networks

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      由……支持 Liferay